Por que manter a manutenção é tão importante?
O fator primordial para responder essa pergunta é Evitar paradas inesperadas do equipamento de ar comprimido devido à falta de manutenção.
É essencial realizar a manutenção de forma regular e pontual. Ao seguir esse princípio, a vida útil do equipamento será conforme estabelecida pelo próprio fabricante, prevenindo o desgaste prematuro dos componentes. A negligência na manutenção pode resultar em consequências graves.
Quais fatores que podem influenciar no mau funcionamento de um compressor de ar?
- TEMPERATURA: É necessário que se controle os níveis de temperatura em um sistema de ar comprimido, desde a entrada e a refrigeração do ar até o resfriamento do óleo, incluindo até a temperatura de saída do elemento de compressão. Manter o controle desses itens é uma tarefa difícil, pois qualquer problema em algum deles pode gerar perdas em sua produção.
- UMIDADE: Pode afetar sua máquina, já que a falta de controle provoca corrosão, altera a durabilidade dos filtros e aumenta os riscos na parte elétrica de seu equipamento, gerando mau contato e afetando seu painel de controle.
- POEIRA: O acúmulo em excesso pode obstruir filtros de entrada, trocadores de calor ar/óleo, além de desgastar o selo dos eixos e aumentar risco na parte elétrica, causando curto-circuito. O controle do nivelamento de poeira é de extrema importância.
- TEMPO: Com o passar do tempo, seu compressor de ar aumenta os riscos de oxidação do óleo e desgaste de rolamentos, proteção elétrica e peças, de acordo com a diminuição de sua durabilidade.
Portanto, a manutenção do equipamento de ar comprimido não deve ser vista como uma tarefa secundária, mas sim como um investimento estratégico. Ela não apenas garante que o equipamento funcione de maneira eficiente e de acordo com as especificações do fabricante, mas também evita a paralisação inesperada. Uma abordagem proativa à manutenção não só maximiza a vida útil do equipamento, mas também mantém a produção em curso e os custos sob controle.