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    São vários fatores que pode fazer com o que seu compressor chegue ao superaquecimento. O problema pode ocorrer quando há uma manutenção preventiva fora das especificações do fabricante, com peças com baixa qualidade e técnicos desqualificados. O local onde seu compressor está trabalhando e até mesmo o tipo de óleo utilizado como lubrificante são fatores que também influenciam para uma maior temperatura de operação do equipamento. Podendo em alguns casos ocorrer a combustão do óleo e incêndio do compressor.

    Para evitar tais acontecimento, é necessário que as manutenções sejam realizadas em dia, com peças originais e mão de obra qualificada capaz de prever futuros problemas. O óleo é responsável pela por impedir o retorno de ar durante a compressão, realizar a lubrificação e troca térmica do equipamento. Por isso diversos aditivos essenciais são colocados no óleo pelo fabricante para garantia que ele mantenha sua viscosidade e capacidade de troca térmica em situações adversas de operação. O equipamento deve operar em um local onde a ventilação é adequada, livre de contaminantes, com uma sala ampla e duto exaustor para retirada do ar quente gerado pelo resfriamento do compressor. Evitando a formação de bolsões térmicos que geram um ciclo vicioso de aquecimento.

    O radiador pode estar sujo ou obstruído

    O radiador é a parte responsável pela troca de calor do equipamento, se ele está com um grande acumulo de sujeira, o contato e o fluxo do ar entre as colmeias não ocorre de maneira adequada, reduzindo a capacidade de trocar calor com o ambiente. Caso exista uma obstrução interna do radiador, o fluxo interno de óleo não ocorrera de maneira adequada e o resfriamento da máquina ficara prejudicado, gerando também problemas com o seu equipamento.

    Temperatura alta do ambiente

    Compressores de ar foram projetados para trabalhar em ambientes de até 50ºC com temperaturas do óleo entre 90ºC à 100ºC podendo variar conforme especificação do fabricante. Caso a operação ocorra em temperaturas superiores, a vida útil do óleo é reduzida pela metade, devido à quebra de seus aditivos e caso não for realizado a substituição do óleo, o mesmo entrará em processo de oxidação e formará vernizes.

    Formação de Verniz

    Os depósitos carbonosos, denominados de vernizes, que se originam dos subprodutos da degradação do óleo lubrificante, podem causar problemas em seu compressor de ar, acarretando no seu mau funcionamento. A presença do verniz é de difícil identificação, porém indicativos como alteração na temperatura dos mancais ou as vibrações podem ser um alerta para a revisão da unidade. O óleo quando usado várias vezes, com a temperatura alta dos mancais, faz com que uma reação química entre a água e os contaminantes ferrosos resultam na formação do verniz. Esse processo pode ocorrer em válvulas de controle, redutores, trocadores de calor, mancais de turbina e geradores. Caso a remoção do verniz não seja feita com cuidado e técnica, o funcionamento de seu maquinário pode ser interrompido, causando prejuízos na sua indústria. Fique atento!

    Como identificar e prevenir um superaquecimento?

    Para identificar o compressor superaquecido, basta olhar qual temperatura está sendo indicada no termostato. No caso dos compressores industriais, se a temperatura passar de 100ºC, você já pode considerar que o compressor está superaquecendo, porém, só manutenções inadequadas podem causar muitos acontecimentos e circunstância que contribuem para o risco de perigo quando um compressor de ar é usado, é preciso de técnicos especializados no mercado para cuidar do seu equipamento.

    Por isso, as manutenções preventivas do seu compressor de ar é de extrema importância, para evitar que problemas futuros possam ser gerados ao seguir as regras estabelecidas para os cuidados do seu compressor de ar. Verifique se você está tomando as medidas adequadas para evitar que situações perigosas ocorram e deixe a manutenção com quem entende do assunto. Nós da VetorV somos especialistas no mercado, entre em contato conosco e saiba mais!

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