• Compartilhe

    Você sabe qual a importância do "Flush" em seu equipamento de ar comprimido?


    Em alguns casos de compressores parafusos, é necessário realizar um serviço de Flush, que consiste na remoção de borras, lacas e vernizes depositados sobre as superfícies metálicas, como por exemplo, mancais, engrenagens, rolamentos, tubulações, válvulas e trocadores de calor e por fim a substituição de óleo.
    Por que a realização do Flush é importante?
    Se não realizado um Flush de maneira adequada, caso ocorra mistura das bases de óleo, o compressor opere com óleo vencido, elevada temperatura ou com óleo fora de especificação, ocorre o envernizamento do compressor. Esse verniz que se forma adere as partes móveis formando uma espécie de cola, impedindo seu bom funcionamento. Adere também nas paredes do trocador de calor, criando uma parede isolante, reduzindo a troca térmica do equipamento.
    Temos também a alteração da viscosidade do óleo, que ao fluir de maneira mais lenta, tem sua troca térmica alterada também. Ou seja, tudo se comete em um ciclo vicioso que pode causar desde travamentos à ignição do óleo dentro do equipamento, que gera altos riscos de segurança a prejuízos para empresa.

    TAGS:

    Compartilhe

    Posso lhe ajudar?